Raoul Pal – um antigo gestor de fundos de hedge com a Goldman Sachs – explicou em uma entrevista recente que a volatilidade do bitcoin não deve assustar muito os investidores.
Raoul Pal é Positivo em Rumo à Volatilidade
Até certo ponto, não podemos deixar de concordar um pouco. Todos querem fazer um acordo tão grande com as oscilações de preços que o bitcoin e seus primos criptográficos têm sido propensos a tanto tempo. O fato é que sem esta volatilidade no quadro, os investidores de Bitcoin Bank e moeda digital provavelmente nunca teriam experimentado as riquezas que estão vendo em suas carteiras hoje.
A volatilidade do bitcoin só pode ser boa enquanto a moeda criptográfica se mover para o norte. No passado, ela já fez ambas as coisas. A Bitcoin subiu e desceu. Quando ela viaja para o sul, todos sofrem. As pessoas perdem dinheiro e vêem suas carteiras diminuírem. Isto é o mesmo tanto para o ouro quanto para as ações. Quando as coisas vão para baixo, a riqueza das pessoas vai para baixo. É assim que os mercados funcionam.
No entanto, quando o bitcoin sobe, as pessoas começam a ver sua riqueza aumentar, e no último ano, é exatamente isso que tem acontecido. As pessoas têm assistido ao crescimento de sua bitcoin como nunca antes, e sem sua vulnerabilidade às oscilações de preços, isto nunca poderia ter acontecido. Assim, Pal parece estar no caminho certo.
Pal diz sobre a volatilidade do ativo:
É uma característica que impulsiona o risco-retorno. Assim, sem essa volatilidade, não se pode ter composto retornos anuais de 230 por cento. Volatilidade é seu amigo nesta ocasião.
O bitcoin atingiu um novo recorde de mais de 61.000 dólares em março passado, embora, desde então, a moeda tenha diminuído um pouco e tenha desembarcado em um território de 50.000 dólares, onde tem caminhado desde então.
No entanto, após a notícia de que a Coinbase está pronta para entrar em operação esta semana com suas novas ações no Nasdaq, a moeda voltou a ultrapassar os $60.000, e alguns analistas pensam que uma nova alta poderia ser atingida já na próxima semana, uma vez que as negociações realmente começarem.
Na sua maioria, o bitcoin subiu cerca de 101% desde o início do ano e mais de 700% durante os últimos 12 meses. A este ritmo, caso a bitcoin mantenha seus padrões atuais, Pal acredita que a bitcoin poderia valer aproximadamente US$ 1 milhão por unidade nos próximos cinco anos. Ele diz:
A volatilidade é altamente inclinada para o lado positivo. Isto não significa que você não receba fortes choques para baixo e que não consiga ver grandes movimentos.
As instituições estão superando seus medos
Além disso, ele diz que muitas instituições estão aprendendo a controlar seu medo da volatilidade e a se envolver na indústria do comércio de bitcoin, o que só vai empurrar o ativo ainda mais longe. Ele afirma:
Todo mundo está se envolvendo, está envolvido, ou está no processo de due diligence para fazê-lo.